quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Apologias a Robert Dee.

"Mas quem diabos é Robert Dee???"

Leitor do S666P, sobre Robert Dee.

Recordista em série de derrotas (54 partidas seguidas, 108 sets seguidos) e considerado por todos os veículos esportivos de comunicação como o pior tenista profissional do mundo, o britânico Robert Dee dá o troco fora das quadras: meteu o Daily Telegraph na justiça por calúnia e difamação

Embora o processo continue e o jornal inglês já tenha formalizado um pedido de desculpas e pago uma boa quantia em libras para o esportista, o Daily prossegue enumerando a mediocridade de Dee na corte, comparando-o com um tenista guatemalteca que teve o mesmo número de derrotas, mas ao menos ganhou um set. Curiosamente, inúmeras outras importantes publicações também se sentiram... compelidas a pedirem desculpas ao tenista (a lista completa - e bem generosa - você pode encontrar no próprio site do tenista, clicando aqui).

Como grande monstro sagrado da comunicação e formador absoluto de opinião, o Sem Meias Palavras se alia à BBC, Washington Post, The Times, entre outros, e formaliza - aqui e agora - um pedido de desculpas à Robert Dee. Não que este pobre diabo já tenha pintado em algum post, ou que alguém da equipe editorial do blog (que sou só eu) soubesse de sua insignificante existência, mas a grande verdade é que não pedimos desculpas por algo que tenhamos dito antes, e sim pelo que ainda vamos falar desse animal.

We apologise to Mr. Dee.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Uma caçada coreana.

Continuando com a boa sorte da semana (a de assistir bons filmes, hehe), ontem assisti à O Caçador, longa coreano que, além de ter sido o filme de maior bilheteria na Coréia do Sul em 2008, tem arrancado aplausos em todas as mostras e festivais por onde passa (incluindo Cannes), consolidando ainda mais a narrativa e a estética cinematográfica coreana apresentadas ao mundo por espécimes como O Hospedeiro e o totalmente excelente Old Boy, entre outros.

A história de O Caçador gira em torno de Joong-ho, um ex-detetive que ganha a vida como cafetão e que não está em seus melhores dias: além dos negócios irem mal, suas “funcionárias” começaram a desaparecer, fazendo com que Joong-ho suspeite de que as prostitutas estejam fugindo, ou pior, que algum outro cafetão esteja recrutando-as.

É claro que a verdade é muito pior que isso.

Praticamente nos 15 minutos iniciais, descobrimos o trágico destino das garotas, mas não sem antes o cafetão colocar mais uma de suas funcionárias na mira de um violento e inconstante Serial Killer, iniciando uma verdadeira corrida contra o tempo para salvar a garota.

O filme do diretor estreante Na Hong-jin (que também assina o roteiro) impressiona ao se utilizar de uma temática explorada quase a exaustão pelo cinema ocidental (anti-herói x serial killer x vítima) e, mesmo assim, não deixar a peteca cair: o vilão e as motivações dos personagens são revelados logo de cara, mas é justamente a veracidade desses personagens (o cafetão que explora suas prostitutas, o assassino falível que age no improviso, a polícia burocrática, preguiçosa e preocupada apenas com a próxima manchete) e das situações apresentadas (e aonde cada uma delas leva) que faz a história de O Caçador desviar-se do convencional a cada minuto, sem apelar para um contexto psicológico da trama (como Old Boy, por exemplo) até porque não há intenções subliminares, não existe um "motivo maior"; tudo resume-se à simples escolhas feitas pelos protagonistas e aos resultados dessas ações, em uma mistura precisa de violência extrema, drama e, pasme, humor (acreditem, dá para rir MUITO com esse filme).

Com um excelente roteiro, fotografia rebuscada (característica marcante do cinema coreano), uma talentosa direção (como citei em outro texto, parece que esses novatos já nascem sabendo dirigir) e uma precisa escolha de elenco, O Caçador foge do lugar comum ao abordar o gênero thriller sob uma nova perspectiva, mas de forma crível, visceral e, mesmo assim, fascinante. Como diz um texto que li sobre este filme, esta história poderia ter acontecido no seu bairro.

***

Dica de filme:

O Caçador (Choo-gyeok-ja)
Diretor: Na Hong-jin

Elenco: Kim Yoon-seok (Eom Joong-ho
), Ha Jeong-woo (Ji Yeo
ng-min), Seo Yeong-hee (Kim Min-ji), Kim Yoo-jeong (Eun-ji), Jeong In-gi (Detetive Lee)
Duração: 125 minutos
Gênero: Policial
Ano: 2008

Excelente receita para ficar boquiaberto.

Motivacional da Semana (12).

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Bem-vindos ao Distrito 9.

Finalmente pude colocar os olhos em Distrito 9, filme de ficção científica do diretor estreante sul-africano Neill Blomkamp, produzido pelo ex-gorducho e ex-diretor de bons filmes Peter Jackson, que desembolsou “míseros” 30 milhões de dólares para que seu amigo Neill filmasse o que quisesse, após o projeto live-action do jogo Halo (que seria dirigido pelo sul-africano) ir para o...

...pausa para o trocadilho infame...

Baseado no curta Alive in Jorburg (do mesmo diretor), o filme traz uma sinopse genial demais, daquelas do tipo “incrível que ninguém tenha pensado nisso antes”: 20 anos após uma gigantesca nave-mãe aparecer flutuando sobre a cidade de Johannesburg (África do Sul), um milhão e meio de alienígenas refugiados vivem no Distrito 9, uma enorme área reservada e isolada na periferia da cidade que, ao longo dos anos, ganhou status de uma grande favela. Com os problemas inerentes a esse tipo de segregação (violência, saques, miséria, e todas as outras coisas que vemos por aí nos jornais da vida real, ou na esquina de casa), os cidadãos humanos exigem a remoção do tal distrito e a alocação dos aliens (chamados vulgarmente de “camarões”, tanto por seu aspecto físico, quanto pela conotação de inferioridade com a qual os humanos tratam seus refugiados) para outro lugar.

Com boa parte da ação em formato de documentário (entrevistas, imagens jornalísticas, amadoras ou de câmeras de segurança), nos é apresentado o MNU, órgão responsável pelas tratativas com os bichos e pela implementação do plano de evacuação. Wikus Van De Merwe, um irritante e racista funcionário do tal órgão, tem a missão de entregar todas as ordens de despejo para os alienígenas, porém, em uma de suas visitas, algo sai errado para Wikus e sua única saída acaba sendo confiar em Christopher Johnson, um dos odiados “camarões”.

Embora a estética de Distrito 9 seja das mais felizes – com Direção de Arte matando a pau, excelente edição e efeitos visuais (ambos concorrendo ao Oscar em suas respectivas categorias), e uma competente direção de Blomkamp (surpreendente para um “novato”) – o grande trunfo do filme ainda é o roteiro absurdamente ótimo de Terri Tatchell (em parceria com o próprio Neill), que espelha o lado mais cruel do ser humano em todas as esferas: se por um lado temos a criminalidade, a prostituição, o racismo, e até mesmo os costumes bárbaros de certas tribos africanas colocados à prova no Distrito 9, do outro temos a politicagem, a ganância e a busca pelo poder através dos manda-chuvas da MNU e suas pesquisas para a utilização e exploração da tecnologia alien (dinheiro, dinheiro, dinheiro...).

O feito de Distrito 9 não é apenas o de concorrer a 4 Oscars (além das duas categorias já citadas, o filme também concorre às estatuetas de Melhor Roteiro Adaptado e de Melhor Filme), é também o de colocar o batido plot dos alienígenas em um patamar jamais visto nas telas, ou seja, lado a lado com os problemas sociais mais sombrios enfrentados por todos (especialmente os excluídos e marginalizados) e isso, senhoras e senhores, faz deste filme um dos mais importantes do gênero.


***

Dica de filme:

Distrito 9 (District 9)
Diretor: Neill Blomkamp
Elenco: Sharlto Copley (Wikus Van Der Merwe), Jason Cope (Grey Bradnam), Nathalie Boltt (Sarah Livingstone), Vanessa Haywood (Tania Van Der Merwe), John Summer (Les Feldman)
Duração: 112 minutos
Gênero: Ficção Científica
Ano: 2009

Altamente recomendado para os fãs do gênero e/ou para os apreciadores de excelentes filmes.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Como explicar as orelhas pontudas do seu amigo em 1930.

"- Meu amigo é obviamente chinês. Vejo que deve ter notado as orelhas e elas são realmente fáceis de explicar. O infeliz acidente que teve quando criança: ele prendeu sua cabeça numa máquina... colhedora de arroz. Mas, felizmente, tinha um missionário americano vivendo por perto que na realidade era um...ah...hábil cirurgião plástico na vida civil."

Capitão James T. Kirk

Star Trek - The Original Series - Episódio 1x28 - The City on the Edge of Forever

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Eu quis comer você!

...er...bem, sabe quando você assiste a um vídeo no YouTube lá pelas duas da manhã e, lá pelas quatro, você continua rindo? Pois é...

Na verdade, devo ser o único internauta do mundo que ainda não tinha assistido a esta pérola da televisão brasileira, este marco do bom senso, esta prova cabal de existência da noção coletiva...até esta noite, quando me tornei um homem mais feliz e completo ao contemplar a apresentação da banda gaúcha Cascavelletes no extinto Clube da Criança, programa apresentado por Angélica em mil novecentos e guaraná com rolha (do tempo em que ela tinha aquelas taturanas enormes acima dos olhos).

Sem mais delongas, com vocês...Cascavelletes cantando o sucesso "Eu Quis Comer Você" no Clube da Criança.



Se você quiser cantar juntinho (tipo, de olhinhos fechados de emoção), segue abaixo a letra da música:

Eu Quis Comer Você (Cascavelletes)

Dirijo táxi a noite toda, só vejo confusão
Garotas que querem garotas, rapazes na contramão
E quando eu volto pra casa a minha garota está dormindo
Eu tomo uma latinha de cerveja,
Que fome eu estava sentindo!

Uhn...eu quis comer você!
Uhn...eu quis comer você!

Os astronautas chegaram na lua
E não telefonaram.
Eu fiquei nervoso, eu fiquei acabado.
E no convés desfilam as louras,
Mulher casada ou não.
Viajando naqueles barcos,
Cheios de flores no chão.

Uh.....ah...

Uhn...eu quis comer você!
Uhn...eu quis comer você!
Uhn...eu quis comer você!
Uhn...eu quis comer você!

Dirijo táxi a noite toda, só vejo confusão
Garotas desejam garotas
Rapazes sem tesão
E quando eu volto pra casa a minha garota está dormindo
Eu dou um beijinho nela
Que fome eu estava sentindo!

Uhn...eu quis comer você!


Algumas coisas merecem ser pontuadas:

1 - Júpiter Maçã olhando sério para Angélica e dizendo "Eu Quis Comer Você...é o nome da música".

2 - O switch-chicote pegando as reações de todo mundo na platéia (inclusive daquele menininho tarado dos 2:16);

3 - A banda dublava um "playback", então a coisa rolou com consentimento da produção do programa;

4 - A cara de "que porra é essa?" das crianças enquanto batiam palmas;

5 - Angélica abraçada a dois palhaços enquanto finge que grita o refrão...

6 - ...logo após pedir "BIS".

É, já tenho música nova pra cantarolar com meus filhotes.=P

Dica fodástica da Kika Freitas.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

“A guerra é uma droga.”

É o que prega a primeira citação de Guerra ao Terror, filme independente da diretora Kathrin Bigelow que concorre a nada menos que 9 Oscars, neste ano. Com meia dúzia de filmes medianos no currículo (fora o bacana Estranhos Prazeres e o bacaninha Caçadores de Emoção), Bigelow desponta como favorita a levar a estatueta dourada de Melhor Direção para a estante ao retratar com uma visão bem peculiar o conflito no Iraque.

O filme narra os 38 dias restantes para o rodízio da Companhia Bravo, um esquadrão anti-bombas do Exército Americano em serviço no Iraque, e os efeitos que a exposição ao constante perigo traz para os três integrantes da equipe: o ponderado Sargento J.T. Sanborn (Anthony Mackie), o temeroso recruta Owen Eldridge (Brian Geraghty) e o recém chegado Sargento William James (Jeremy Renner, concorrendo ao Oscar de Melhor Ator pelo papel), um especialista em desarmamento de bombas com predileção para o perigo.

Com um modesto orçamento de 11 milhões de dólares, atores desconhecidos bem sintonizados (não vou citar os conhecidos, pois fazem pontas desnecessárias de dois minutos), uma tensa câmera no ombro, e o ambiente hostil da devastada Bagdá, a diretora entrega um filme de grande impacto visual (com locações na Jordânia e refugiados iraquianos como figurantes) e alta periculosidade para as unhas (minha namorada não percebeu, mas acabei com as minhas): Guerra ao Terror impressiona ao descrever as situações de risco enfrentadas pela Cia. Bravo, a medida que o alucinado James (com Sanborn e Eldridge na cobertura) enfrenta a morte de frente (e muitas vezes sem proteção), em sua busca incessante por adrenalina e por desarmar bombas que poderiam mandar um quarteirão pelos ares.

Além do estado de sítio da capital iraquiana, o drama nos mostra os anseios desses soldados: o terror da morte em um lugar onde até os gatos mancam, o receio de não constituir família, ou o medo de voltar para casa e descobrir que o que realmente ama não está lá, são apenas alguns dos dilemas dos combatentes, cuja urgência de deixar a guerra é pontuada por um contador de dias para a rendição da Cia. Bravo. Nem preciso dizer que o perigo para a equipe aumenta a medida que a tal data se aproxima, certo?

Alardeado como o novo Platoon (inclusive pelo próprio James Cameron, rei do mundo, ex- marido de Bigelow e concorrente direto ao Oscar), Guerra ao Terror acerta ao não abordar o problema iraquiano de forma existencialista (como, por exemplo, visto no recente Sobre Leões e Cordeiros, de Robert Redford, onde o diretor questiona as ações americanas no Afeganistão), e sim sob o ponto de vista dos próprios combatentes, que estão ali para desarmar bombas e voltar inteiros para a base (sem se perguntarem se estão certos ou errados, se a galinha nasceu primeiro que o ovo ou vice versa, etc.) e sobre seus esforços em desbaratar dispositivos que só fariam estrago ao povo iraquiano que, provavelmente por terem provado a democracia americana goela abaixo, não faz o menor esforço para ajudar.

Para corrigir o erro crasso de ter lançado o filme direto para DVD no ano passado (pensando que se tratava de “mais um filme independente sem muita importância”), a Imagem recobrou sua sanidade e estreou o filme nos cinemas há duas semanas. Vale ressaltar que, além da estatueta de Melhor Diretor, Guerra ao Terror tem grande chance de levar o prêmio principal da noite do Oscar, desbancando o todo-poderoso Avatar.


***

Dica de filme:

Guerra ao Terror (The Hurt Locker)
Diretor: Kathryn Bigelow
Elenco: Jeremy Renner (Sargento William James), Anthony Mackie (Sargento J. T. Sanborn), Brian Geraghty (Owen Eldridge), Guy Pearce (Sargento Matt Thompson), Ralph Fiennes (Líder da Equipe Contractor)
Duração: 131 minutos
Gênero: Drama
Ano: 2009

Oremos por justiça no Oscar deste ano. Oremos.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Po-po-po-po-po-po-po-po-poker face...

No post tapa-buraco desta semana, temos a lenda Eric Cartman interpretando o sucesso Poker Face, da (mistura abatumada de Christina Aguilera com Marilyn Manson, cof, cof) cantora Lady Gaga. Não sei vocês, mas por mim, poderiam colocar o gorducho de South Park lendo uma lista telefônica que continuaria sendo impagável:



Eu sei, eu sei. Uma pena que seja apenas uma montagem, mas console-se, pois poderia ser MUITO PIOR.

E para salvar esse post, aí vai uma piadinha: "Sabe por que é po-po-po-po-po-po-po-po-poker face? Não? Porque ela é "Gaga". HAHAHAHAHAhahahahaaaa...ah, puxa vida.

Post em homenagem à uma certa pessoa que me faz muito feliz e que não lembra em nada Eric Cartman, Lady Gaga ou um vestido rosa.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Vudu é pra jacú!

Quando seu melhor amigo vai passar uns dias em Buenos Aires e retorna com um presente para você, a última coisa que lhe passaria na cabeça seria receber um boneco de vudu, certo?

ERRADO! Com vocês, o autêntico Voodoo Doll, que promete colocar el escalofriante mundo de la magia negra en sus manos.

That's me.

É óbvio que adorei o presente e, claro, tratei de arrumar uma utilidade melhor para ele do que ser uma mera peça decorativa. Como trabalho em um ambiente onde muita gente se estressa (Assembleia Legislativa, cof, cof), criei uma lista onde meus caros colegas podem colocar nomes de desafetos e enumerar partes do corpo do infeliz para serem "espetadas", e coloquei a dita junto com o bonequinho no mural.

"Ah, mas você não fez isso..."

Sim, eu fiz!

Como vocês podem perceber, a lista fez sucesso e foi preenchida com os desejos mais suaves para os futuros espetados (leia-se, a galera tem ódio no coração mesmo). Na embalagem do Voodoo Doll, há uma série de instruções de uso e, inclusive, sugestões de pessoas que você pode "torturar". Confere aí:

"Uselo contra ex-novios/as, jefes, profesores, etc..."

O bonequinho (que mudará de nome à cada dia) foi inaugurado nesta tarde e já rendeu boas risadas, além de expressar o que há de melhor em nós (cof, cof, nossa sede de sangue, cof, cof). Abaixo, uma foto histórica da nossa primeira vítima.

Tenho a ligeira impressão de que ninguém vai se opor, certo?

P.S.: Se você não faz a menor idéia do que seja um boneco de vudu, aprenda com o mestre no vídeo abaixo:



segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Jogos viciantes: ROBOT UNICORN ATTACK

Para todo bom internauta que "surfa na web" (alguém ainda usa esse termo antigo do cão?) durante aquela folga no trabalho, o S666P traz uma nova tag (como se já não houvessem tags inúteis o suficiente neste blog), onde pretende abordar uma seleção de games online que, além de serem leves e inúteis, fazem você ficar extremamente improdutivo (tamanho é o vício que essas pequenas pragas proporcionam).

SIM, ISSO FOI UM AVISO: SE FOR DEMITIDO OU SEU CASAMENTO IR LADEIRA ABAIXO, ESSA É A PROVA DE QUE VOCÊ FOI AVISADO.

"Mas por que indicar esses jogos então?" - Você pergunta.

Eu respondo: "Oras, porque eles são divertidos."

Inauguremos esta tag com um jogo que envolve unicórnios, arco-íris, borboletas, fadas, estrelas e (como se não fosse gay o bastante) golfinhos: ROBOT UNICORN ATTACK é o mais novo lançamento da Adult Swim (empresa criadora de jogos em flash) onde você é um robô-unicórnio que galopa sem controle de velocidade por colinas coloridas enquanto arrebenta estrelas com seu chifre. Se o unicórnio cair, bater em uma pedra ou em uma dessas estrelas, ele explode e sua cabeça sai pipocando pela tela (sabe aquela famosa cena da cabeça de cavalo de O Poderoso Chefão? Pois é...).

Parece simples, mas não é. Embora todo o controle do jogo resume-se a dois botões (Z e X), a velocidade do tal unicórnio vai aumentando proporcionalmente à sua vontade de bater seu próprio recorde (é sério, o treco é tão viciante que passei mais de uma hora jogando isso hoje, tendo uma penca de coisas pra fazer em casa), e tudo embalado por uma musiquinha incessante que lhe remete à contos-de-fadas-estilo-História-Sem-Fim (Always, do Erasure, cortesia do Sapão, que sabe tudo de Erasure =P). Quando for jogar, jogue sem a música para não ser hipnotizado. #ficadica

Para jogar Robot Unicorn Attack, clique AQUI!

Estratégia: 1 Habilidade: 9 Jogabilidade: 10 Visual/Som: 8,5 Vício: 10

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Vai descendo até o chão.

Notícia velha, é verdade, mas não poderia deixar de tirar meu naco deste marcante episódio do jornalismo esportivo gaúcho.

Já considerado o novo Lasier do YouTube, o comentarista da RBS e ex-jogador da seleção brasileira Batista foi literalmente ao chão na tarde desta quarta-feira, durante o insonso jogo Grêmio X São Luiz (1x1) no Olímpico.



Repara nos olhinhos virando.

Segundo o próprio Batista (que está vivo e passa bem), o calor descomunal desta semana foi o principal motivo da inconsciência. A notícia foi veiculada no mundo todo e o vídeo, claro, já anda batendo recordes de acessos (e dando aquele toque criativo para os desocupados de plantão fazerem suas versões funkeiras que, convenhamos, é a melhor parte disso tudo).

Curte aí o já clássico "Batista indo ao chão no pancadão".=P




Novo termo para dias quentes: "Nossa, está um calor de derrubar Batista, hein?"

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Da Mãe Índia, com Amor 2.

Bollywood - o mercado cinematográfico indiano - é algo fascinante e paradoxal. Se por um lado temos uma seleção das atrizes mais lindas do mundo (mulheres que colocam estrelas de Hollywood no chinelo) , por outro temos um zilhão de produções do chamado "cinema B de ação", onde generosos orçamentos aliam-se a captações medíocres, roteiros mirabolantemente ruins, atuações pífias e, mesmo assim, fazem um sucesso estrondoso na Índia.

Radijikanth: herói nacional indiano.

Com tantos tiros, explosões e pancadarias, é claro que sempre sobra alguma pérola desta "escola" que vale a pena propagar, e o vídeo abaixo não deixa por menos.

Com vocês, a melhor (ou pior) cena de perseguição da história do cinema
(o momento em que o nosso herói desliza com o cavalo por baixo de um caminhão é...é...é...):



Além de risos, este tipo de incursão cinematográfica desperta também uma série de questões:

- Por que todo mocinho-indiano-estilo-Chuck-Norris usa bigode?

-
Por que todo mocinho-indiano-estilo-Chuck-Norris se veste como um taxista?

- O mercado de vidros falsos na Índia é realmente tão promissor quanto parece?

- Como os indianos conseguem deixar os carros estacionados daquele jeito sem um helicóptero?

- Quanto um dublê de cavalo ganha na Índia?

E a pergunta do milhão:

- Será que o diretor grita "Corta!" no final de uma cena dessas?

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

82st Academy Awards – Indicados.

Mais rápido que uma bala, o S666P traz para você a lista dos indicados ao Oscar 2010 (que acaba de sair do forno), que resolveu voltar às origens e elaborou uma lista de 10 indicados à estatueta de Melhor Filme, nesta 82ª edição do evento.

Confirmando os recordes que vêm sendo batidos incessantemente desde sua estréia, Avatar lidera a lista com 9 indicações (obviamente, a maioria nas categorias técnicas), empatado com o badalado Guerra ao Terror, que tem sólidas chances de ser o grande vencedor da noite.

Ambos estão sendo seguidos de perto pelo brilhante Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino, que entra na disputa com 8 indicações (lembrando que Pulp Fiction
, do mesmo diretor, disputou 7 prêmios e venceu o de Melhor Roteiro Original). Preciosa também surpreende ao concorrer em 6 modalidades e Amor sem Escalas segue como uma agradável pedida ao concorrer em 5 categorias (sendo que tem indicação dupla no Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante).

Enfim, chega de conversa! Confira abaixo os indicados deste ano.*:

*Alguns não estão traduzidos, pois ainda não possuem título oficial em português.
*Os indicados em negrito são as minhas apostas para este ano.



MELHOR FILME


Amor sem Escalas
Avatar
Bastardos Inglórios
Distrito 9
Educação
Guerra ao Terror
Preciosa
Um Homem Sério
Um Sonho Possível
Up – Altas Aventuras

No ano passado, apostei em O Curioso Caso de Benjamin Button (apenas por ser o arrasa-quarteirão) e queimei a língua. Gostaria que Guerra ao Terror repetisse a façanha de Crash (ambos filmes independentes), pois Avatar simplesmente não merece este prêmio.

Guerra ao Terror: O Iraque como você nunca viu.


MELHOR DIRETOR

James Cameron – Avatar
Jason Reitman – Amor sem Escalas
Kathryn Bigelow – Guerra ao Terror
Lee Daniels – Preciosa
Quentin Tarantino – Bastardos Inglórios

Kathryn já é a primeira mulher a vencer o DGA (Directors Guild of America) e é bem possível que leve o Oscar. Seria bacana se isso acontecesse por três motivos:
1º - Guerra ao Terror está sendo considerado um divisor de águas na Gringolândia por denunciar o problema
Iraque/EUA de um modo jamais abordado;
2º - Seria a primeira diretora a ganhar a estatueta dourada;
3º - Ver a cara de James Cameron perdendo o Oscar para a ex-mulher simplesmente não tem preço.


Bigelow e o DGA: Chuuuuuupa, James Cameron.


MELHOR ATOR


Colin Firth – A Single Man
George Clooney – Amor sem Escalas
Jeff Bridges – Coração Louco
Jeremy Renner – Guerra ao Terror
Morgan Freeman – Invictus

Ainda não assisti Coração Louco, mas dizem que Bridges fez chover no papel do cantor country que procura por salvação.


MELHOR ATOR COADJUVANTE


Christopher Plummer – The Last Station
Christoph Waltz – Bastardos Inglórios
Matt Damon – Invictus
Stanley Tucci – Um Olhar do Paraíso
Woody Harrelson – The Messenger

Esta aqui chega a ser piada. Waltz é tão perfeito no papel do Coronel Hans Landa que você chega a torcer para que ele se dê bem em Bastardos Inglórios. Assim como no ano passado (onde tivemos o genial Coringa do finado Heath Ledger), esta categoria é a barbada da noite.

Coronel Hans Landa: arrasando em três idiomas desde 1944.


MELHOR ATRIZ

Carey Mulligan – Educação
Gabourey Sibide – Preciosa
Helen Mirren – The Last Station
Meryl Streep – Julie & Julia
Sandra Bullock – Um Sonho Possível

Mais uma vez Meryl Streep concorre (16ª vez), e mais uma vez ela vai voltar pra casa de mãos abanando, pois a estatueta vai para (pasmem) Sandra Bullock. Por quê? Porque ela já levou o Globo de Ouro por este papel e é favorita ao prêmio numa penca de listas de críticos. Não assisti ao filme do diretor John Lee Hancock para comprovar tal desempenho e, francamente, nem pretendo. #mariavaicomasoutrasmodeon


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE


Anna Kendrick – Amor sem Escalas
Maggie Gyllenhaal – Coração Louco
Mo’Nique – Preciosa
Penélope Cruz – Nove
Vera Farmiga – Amor sem Escalas

Em 2009, Mo’Nique papou todos os prêmios de Melhor Atriz Coadjuvante em quase todos os festivais possíveis e imagináveis (exceto no de Toronto, se bem que meu curta-metragem não foi selecionado lá, então devo supor que eles não possuem embasamento cinematográfico para saber o que é bom, certo?).

Gordinha gulosa.


MELHOR ANIMAÇÃO

Coraline

O Fantástico Sr. Fox

A Princesa e o Sapo

The Secret of Kells

UP - Altas Aventuras

UP está reprisando a façanha de A Bela e a Fe
ra (1991) ao concorrer tanto como Melhor Filme, quanto como Melhor Animação. Como não vai levar o primeiro, o segundo será seu prêmio de consolação.

Console-se Sr. Fredricksen. Ao menos já entrou para a história.


DIREÇÃO DE ARTE


Avatar
Nove
Sherlock Holmes

The Imaginarium of Doctor Parnassus
The Young Victoria


MELHOR FOTOGRAFIA


Avatar

Bastardos Inglórios
Guerra ao Terror
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
The White Ribbon


MELHOR FIGURINO

B
right Star
Coco Antes do Chanel
Nove
The Imaginarium of Doctor Parnassus
The Young Victoria


MELHOR DOCUMENTÁRIO

Burma VJ
Food, Inc.
The Cove
The Most Dangerous Man in America: Daniel Ellsberg and the Pentagon Papers
Which Way Home



MELHOR CURT
A DOCUMENTÁRIO

China’s Unnatural Disaster: The Tears of Sichuan Province

Music by Prudence
Rabbit à la Berlin
Tha Last Campaign of Governor Booth Gardner
The Last Truck: Closing of a GM Plant



MELHOR EDIÇÃO


Avatar
Bastardos Inglórios
Distrito 9
Guerra ao Terror

Preciosa


M
ELHOR FILME ESTRANGEIRO

Ajami (Israel)

El Secreto de Sus Ojos (Argentina)
The Milk of Sorrow (Peru)
The White Ribbon (Alemanha)
Um Prophéte (França)


MELHOR MAQUIAGEM

Il Divo

Star Trek

The Young Victoria



MELHOR TRILHA SONORA

Avatar

O Fantástico Sr. Fox
Guerra ao Terror
Sherlock Holmes
UP


MELHOR CANÇÃO


Almost There – A Princesa e o Sapo

Down in the New Orleans – A Princesa e o Sapo

Loin de Paname – Paris 36

Take it
All – Nove
The Weary Kin
d – Coração Louco


MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO

A Matter of Loaf and Death
French Roast
Granny O’Grimm’s Sleeping Beauty
Logorama
The Lady and the Reaper (La Dama y la Muerte)


MELHOR CURTA-METRAGEM


Instead of Abracadabra
Kavi

Miracle
Fish
The Door
The New Tenants


MELHOR EDIÇÃO DE SOM


Avatar

Bastardos Inglórios
Guerra ao Terror
Star Trek
UP



MELHOR EFEITOS SONOROS


Avatar

Bastardos Inglórios
Guerra ao Terror
Star Trek
Tra
nsformers 2: A Vingança dos Derrotados


MELHOR EFEITOS VISUAIS


Avatar

Distrito 9

Star Trek


Gosto muito de...er...Star Trek, mas essa o Avatar leva tranquilo.


MELHOR ROTEIRO ORIGINAL


Guerra ao Terror

Bastardos Inglórios

The Messenger
Um Homem Sé
rio
UP

Os Bastardos de Tarantino: será uma heresia se este roteiro não levar o Oscar.


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO


Amor sem Escalas
Distrito 9
Educação
In the Loop
Preciosa


Cadê o Avatar nesta lista?????


A premiação será no dia 07 de março, no Kodak Theatre, e será boicotada na TV aberta pela Globo, em prol do Big Brother Brasil.

Façam
suas apostas (e assinem logo uma TV paga).=P

Big Brother Brasil: ferrando com as transmissões do Oscar na TV aberta desde 2001.