quinta-feira, 30 de julho de 2009

A moda do pombo-correio.

Não sei se dou risadas ou se fico abobalhado com o “novo” meio de passar objetos entre os detentos de segurança máxima e o mundo exterior, mas há de se premiar o marginal que teve a impressionante idéia de apelar para um artifício tão...tão...tão milenar quanto o do pombo-correio.

Eu era ignorante acerca do fato até que, há pouco, um colega de trabalho chegou aqui na sala com a edição de hoje do Correio do Povo na mão, e a capa trazia a foto de uma ave abatida e a seguinte legenda:

“Pombo-correio dos presos é operado na UFRGS e passa bem.”

Depois de um “eu não acredito”, corri os olhos até a página 32 do jornal, onde havia a matéria e uma outra foto da ave (esta – um raio-x – mostrando os
dois chumbinhos que abalroaram o bicho). Os veterinários do Hospital de Clínicas Veterinária da UFRGS colocaram duas placas de metal em cada asa do tal pombo e o Diretor do HCV disse que a operação (de uma hora e quarenta minutos) transcorreu tranqüilamente. O médico também citou que a procura de informações por parte da imprensa os pegou de surpresa. Vide citação:

“Até porque é um animal que foi pego em uma conduta inadequada* e chamou a atenção da população, gerando a procura da mídia.”

* O pombo foi encontrado com uma bateria e um carregador de celular.

O mais irônico é que a matéria dá conta de que é possível que um atirador – que esteja atualmente fora do presídio – de uma facção rival, tenha abatido a ave para impedir que a gangue inimiga receba os apetrechos (o que significa dizer que não apenas os criminosos estão adestrando pombos para entregas especiais, como estão treinando exímios caçadores de aves para detonar com a concorrência).

O traficante alado: mini-mochila e plano de vôo.

Ia fazer um breve comentário sobre isso no Twitter, até que resolvi ver se achava algo sobre a notícia na internet. Digitei as palavras “pombo-correio dos presos” no Google e fiquei boquiaberto:

Hortolândia: Pombo-correio é detido por guardas de presídio levando celular para presos.

Sorocaba: Pombo que levava celular para preso é interceptado no interior de São Paulo.

Marília:
Polícia suspeita que presos de Marília usam pombos-correio.


Bósnia-Herzegovina (porque não?): Polícia prende pombo-correio levando drogas para presos.

Meliante apreendido em Sorocaba/SP.

Acabei constatando que o uso de pombos para fins inidôneos está sendo uma constante, e só eu que não sabia disso (talvez porque não use do meu tempo livre para bolar alternativas de passe de celulares para prisões, ou simplesmente porque não assisto o Jornal Nacional). Há de se enumerar, no entanto, que as aves usadas não são pombos-correio de verdade, e sim pombos comuns que estão sendo treinados pelos próprios presos (não que esta distinção vá fazer qualquer diferença prática).

Planejamento...

Enfim, assombra que os marginais de hoje utilizem de meios tão antigos (e nem por isso menos eficazes) para perpetrar a criminalidade e, mesmo sendo eu um não-simpatizante de animais, apenas torço para que não haja uma “caça aos pombos” por aí (como fizeram com os bugios aqui no sul do Brasil, ao descobrirem que os bichos também pegavam Febre Amarela).

...e execução.

Ah, também conto os dias para ler que os criminosos estão utilizando uma nova e eficiente forma de comunicação: o famigerado sinal de fumaça.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Você está olhando atentamente?

Neste fim de semana, minha namorada e eu resolvemos aderir a um antigo hábito que vem se extinguindo com o advento da banda larga e dos torrents da vida: alugamos alguns filmes.

Devo dizer que a ação de ir até uma vídeo locadora e procurar pelas prateleiras era algo que não fazia parte da minha vida há ANOS, e que eu não pensava que fo
sse me bater uma certa dose de saudosismo ao, de uma hora para outra, estar deliberando com a minha gata sobre que filme seria mais interessante para preencher nosso fim de semana (com 10 capas de DVD’s nas mãos para escolher). Não que eu tenha ressalvas com a praticidade (e economia) que a internet proporciona, mas tenho que admitir que este costume da procura real e tangível de um filme em uma locadora tem seu charme, principalmente se você estiver bem acompanhado, o que era o meu caso.

Devaneios à parte, eis que escolhemos dois filmes. Um deles foi Os Cinco Sentidos, uma espécie de drama/romance honesto – mas não memorável – sobre um punhado de pessoas que vivem no mesmo prédio e que têm suas vidas mostradas em torno do sumiço de uma menina. Nada pesado, nada tãããão leve, mas certamente ofuscado pelo outro filme que escolhemos.

Eu já me cobrava de não ter dado uma verificada em O Grande Truque desde sua estréia, em 2006, já que nunca tive oportunidade ou um interesse mais intenso a ponto de baixar esta pérola do diretor Christopher Nolan (o mesmo responsável por Batman - O Cavalheiro das Trevas). Como estávamos procurando um bom filme de suspense e a prateleira de lançamentos não estava muito sortida, acabamos por optar pela adaptação do livro de Christopher Prier, The Prestige, que conta a história de Robert Angier e Alfred Borden, dois mágicos londrinos que, após um número de mágica que termina em tragédia, tornam-se inimigos declarados.

A rivalidade dos ilusionistas vai tomando proporções severas, até que Borden surge com “o Grande Truque” do título em português (o filme, assim como o livro, chama-se The Prestige, uma apologia ao terceiro ato de um show de mágica, onde o primeiro ato consiste na introdução – The Act, o segundo consiste na apresentação do número em si – The Turn, e o terceiro é a resolução do show de mágica – The Prestige), um número impossível cuja resolução torna-se a obsessão de Angier.

Nolan, que lançou-se ao estrelato com o impressionante Amnésia, retorna ao suspense metódico, de referências. Vale a pena assistir ao filme atentamente, pois as pistas para um final surpreendente e aterrador estão todas lá, jogadas em cada situação, em cada quadro. Crédito também para as ótimas atuações de quase todo o elenco: embora Christian Bale esteja muito bem no papel do engenhoso Borden, os méritos desta química ficam por conta de Hugh Jackman (no papel do mágico transtornado Angier) e seu fiel escudeiro Michael Caine (sempre ótimo) como Cutter, o homem responsável pela maioria das engenhocas utilizadas pelo mágico. A bela Scarlett Johansson complementa o elenco, mas não serve para muito mais do que apenas embelezar a tela (aliás, a considero superestimada), que também é enfeitada por uma excelente Direção de Arte e Fotografia (ambas indicadas ao Oscar). Um exemplo disso é o laboratório de Nikola Tesla (uma participação pra lá de especial de David Bowie), que é visitado por Angier quando este vai aos EUA: o lugar é remontado à exatidão de fotos e gravuras da época.

Embora O Grande Truque tenha tido uma singela bilheteria, trata-se de um filme já cultuado entre os cinéfilos e amantes de bons suspenses. Seu roteiro (escrito pelo diretor, ao lado do irmão Jonathan) utiliza de flashbacks para costurar uma intrincada narrativa, calçada na rivalidade e nas sutilezas do mundo do ilusionismo, e envolvendo o espectador como em um ótimo número de mágica. Aprovado.

***

Dica de filme:

O Grande Truque (The Prestige)

Diretor: Christopher Nolan

Elenco: Hugh Jackman (Robert Angier), Christian Bale (Alfred Borden), Michael Caine (Cutter), Scarlett Johansson (Olívia Wenscombe), David Bowie (Nikola Tesla)
Duração: 128 minutos
Gênero: Suspense
Ano: 2006

Como qualquer filme de Christopher Nolan: ba-ca-na!

terça-feira, 14 de julho de 2009

Flerte nas Estrelas - Parte 2

- O que um nocaute como você está fazendo em um lugar gerado por computador como este?

Comandante William Riker

Star Trek - The Next Generation - Episódio 1x15 - 11001001

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Um festival de horrores.

Consolidando-se cada vez mais como o um polo cinematográfico nacional, a capital gaúcha sedia o V Fantaspoa, Quinto Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, do dia 03 ao dia 19 deste mês.

O festival foi idealizado pela Fantaspoa Produções e conta com o auxílio de inúmeros amantes do cinema fantástico que fazem curadoria, traduções, assessorias, produção, direção gráfica de material de divulgação e programação dos filmes.

O festival também conta com o apoio de várias instituições e salas de cinema do centro de Porto Alegre, onde são apresentados filmes de curta, média e longa-metragem de toda parte do mundo. As mostras temáticas são divididas em Competição Internacional, Mostra Kit Parker, Mostra de Documentários, França Fantástica, Mostra Buenos Aires Rojo Sangre, Exibições Especiais (com filmes raríssimos), além da Competitiva de Curta-Metragens (a qual tive o prazer de competir em 2007, com o curta BBZ). Além dos filmes, há mostras comentadas e workshops para os interessados em fazer cinema.

A programação do festival está disponível no site do Fantaspoa, ou no (fantástico) encarte-jornal disponível em vários pontos do centro da cidade (Casa de Cultura Mário Quintana, Santander Cultural, Gasômetro e CineBancários são alguns deles).

terça-feira, 7 de julho de 2009

Da série "Biscoito da Sorte" (005)

"Você não pode impedir que abutres sobrevoem sua cabeça, mas pode impedir que eles façam um ninho nela."

Provérbio Chinês